Doutorado: Conteúdo Completo Sobre essa Pós-graduação Stricto Senso
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작성자 Loyd 댓글 0건 조회 0회 작성일 24-12-29 20:19본문
Segundo o autor, não se espera que uma pessoa cientificamente letrada saiba que a expressão do DNA é mediada pelas moléculas de RNA transmissores. Quando uma área do conhecimento ainda não tem uma tradição estabelecida em nosso país, é comum que boa parte da bibliografia de referência seja em língua estrangeira. Temos, por um lado, uma forte circulação desse último termo que toma emprestada uma noção dos estudos da linguagem e do ensino de língua, e, por outro, sua tradução para uma literatura acadêmica em língua portuguesa em área ainda em fase de consolidação. Este artigo trata da entrada do termo "letramento" no campo dos estudos da linguagem do meio acadêmico brasileiro, do qual foi emprestado; em seguida, apresenta algumas definições de scientific literacy em estudos internacionais sobre divulgação científica e ensino de ciências; depois confronta essas definições com trabalhos de autores brasileiros do campo do ensino de ciências, um que usa "alfabetização científica" e outro que usa "letramento científico"; por fim, propõe-se um diálogo do ensino de ciências com o jornalismo para explorar a potencialidade da noção de letramento científico.
Os trabalhos brasileiros no campo da divulgação científica têm como precedentes os estudos que tratam das noções de culture scientifique, na França, e de public understanding of science, na Inglaterra. São em sua maioria trabalhos realizados em grupos, portanto são cheios de informação e detalhes. Como a expressão "letramento" só foi dicionarizada recentemente e ainda não é muito difundida fora do campo acadêmico específico que estuda o ensino de língua, não é de admirar que literacy seja, na maioria das vezes, associado à "alfabetização". A produção acadêmica no Brasil sobre divulgação científica, na qual se insere o ensino de ciências, muito se apoia em referências bibliográficas em língua inglesa. O cerne da noção de "letramento" aqui apresentada valendo-se do ponto de vista dos estudos da linguagem e do ensino de língua - o impacto da leitura e da escrita por seu uso efetivo em práticas sociais - já aparecia nas discussões sobre scientific literacy3 3 Além dos autores que serão mencionados nesta seção e dos que aparecem na revisão bibliográfica feita por Laugksch (2000), há muitos trabalhos em língua inglesa que tratam de scientific literacy, como os de Bybee (1995), Deboer (2000), Feinstein (2010) e Roberts (2007). Em francês, Fourez (1994) também trata do tema e fala em alphabétisation scientifique.
Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61., do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no livro Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita, afirma que "podemos definir hoje o letramento como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos". Nos trabalhos que tratam da noção de scientific literacy, predomina a escolha por traduzi-la como "alfabetização científica", e uma parcela bem menor dos estudos adotam "letramento científico". Outro grupo de interesse apontado por Laugksch seriam os cientistas sociais ligados aos estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade e sobre percepção pública da ciência, com foco no público adulto. Trata-se de uma referência clara ao grupo de interesse dos comunicadores de ciência voltados para o público em geral, antes mencionado, no qual o jornalismo tem papel preponderante. Para obtenção de uma educação qualificada com as tecnologias é necessário repensar as metodologias de ensino e apoio e interesse das instituições e governantes para haver a integração entre educação e tecnologias.
Esse tipo de artigo é o mais comum nas diferentes áreas acadêmicas pelo fato de apresentarem análises referentes a hipóteses e problemáticas que são analisadas por meio de distintos métodos e metodologias. Para isso, Shen defende uma maior exposição do público à ciência e, mais uma vez, menciona os meios de comunicação de massa: "O relato de novidades científicas por rádio, TV e em jornais deveria aumentar tanto em quantidade quanto em qualidade" (idem, p. 267). Em seguida, Shen também trata do papel do ensino de ciências no letramento científico cívico: "O ensino de ciências nas escolas primárias e secundárias também deveria ser mais efetivo a fim de fornecer a base para uma familiaridade duradoura com a ciência e a noção de suas implicações sociais"(idem, ibidem). Portanto, faça um resumo dos principais pontos do seu artigo científico: disserte sobre o tipo de pesquisa escolhido, fale sobre a análise dos resultados e ressalte, mais uma vez, se os seus objetivos gerais e específicos foram ou não alcançados. O doutorado sanduíche é a possibilidade de cursar ou realizar parte da pesquisa em uma instituição de ensino de outro país. UMA PROPOSTA DE ENSINO DE GRÁFICOS DE CINEMÁTICA COM USO DE VIDEOANÁLISE MEDIADO POR UMA METODOLOGIA.
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